BRONQUIOLITE gestantes – Virus Sincicial Respiratório- Abrysvo (Pfizer)

BRONQUIOLITE gestantes – Virus Sincicial Respiratório- Abrysvo (Pfizer)

Categorias , ,

Abrysvo, para o que é indicado e para o que serve?

Abrysvo é indicada para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade por imunização ativa em grávidas.

Também para prevenção da doença do trato respiratório inferior causada pelo VSR em indivíduos com 60 anos de idade ou mais por imunização ativa.

O VSR é um vírus respiratório altamente contagioso que causa infecções nos pulmões e vias respiratórias. Geralmente, ele causa sintomas leves semelhantes aos do resfriado em adultos, e a infecção pode ocorrer em qualquer idade. Ele também pode causar doenças respiratórias mais graves em bebês e adultos mais velhos. O VSR pode levar a doenças graves, como pneumonia em adultos mais velhos; as infecções por VSR também podem piorar algumas condições existentes, como doenças de longo prazo respiratórias e cardíacas.

Como o Abrysvo funciona?

A vacina atua ajudando o corpo a produzir anticorpos (substâncias que o corpo utiliza para combater uma infecção) que protegem contra essa doença. Em mulheres grávidas, esses anticorpos são passados para o bebê por meio da placenta antes do nascimento, o que os protege quando estão mais suscetíveis ao VSR.

Como Abrysvo não contém o vírus VSR, a mesma não pode causar infecção pulmonar.

O VSR é um vírus comum que, na maioria dos casos, causa sintomas leves, semelhantes ao resfriado, como garganta inflamada, tosse ou congestão nasal.

No entanto, alguns indivíduos são mais suscetíveis a doenças respiratórias causadas pelo VSR. Entre eles estão inclusos bebês, idosos e aqueles com condições médicas crônicas, como doenças cardíacas ou pulmonares. Em bebês, o VSR pode causar problemas pulmonares sérios, como bronquiolite e pneumonia.

Em idosos, pode haver piora de doenças existentes, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Ele pode levar à hospitalização em casos graves e, em alguns casos, pode ser fatal.

Quais as contraindicações de Abrysvo?

Abrysvo não deve ser administrada:

Abrysvo® não deve ser administrada se você tiver reações alérgicas graves aos princípios ativos ou a qualquer outro ingrediente desta vacina.

Como em qualquer vacina, Abrysvo® pode não proteger completamente todas as pessoas que o recebem.

Abrysvo® não é recomendada para crianças e adolescentes menores de 18 anos, exceto em caso de gravidez (consulte a seção “Gravidez” abaixo).

Mulheres grávidas podem receber essa vacina ao final do segundo ou no terceiro trimestre (semanas 24 a 36) de gestação.

Compatibilidades

Abrysvo® pode ser administrada concomitantemente com a vacina contra a gripe sazonal (QIV, antígeno de superfície, inativado, com adjuvante).

Posologia do Abrysvo

Abrysvo é administrada como uma única injeção de 0,5 mL no músculo (geralmente na parte superior do braço).

Quais cuidados devo ter ao usar Abrysvo?

Tomar cuidado especial com Abrysvo:

Seu médico precisa saber antes que você receba Abrysvo:

  • Se você tem uma infecção grave com febre alta. Nesses casos, a vacinação pode ser adiada até a recuperação. Uma infecção menor, como um resfriado, não deve ser um problema, mas converse primeiro com seu médico.
  • Se você tem um problema de sangramento ou se facilmente tem hematomas.
  • Pode ocorrer desmaio após, ou mesmo antes, de qualquer injeção com agulha, portanto, informe o médico ou enfermeiro se você já desmaiou com uma injeção anterior.

Fertilidade

Gravidez e lactação

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas

Não há informações sobre se Abrysvo afeta a capacidade de dirigir ou operar máquinas. No entanto, não dirija nem opere máquinas se você se sentir mal.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Abrysvo?

Como todos os medicamentos, Abrysvo pode causar efeitos colaterais, no entanto eles não se manifestam em todas as pessoas.

As seguintes reações adversas podem ocorrer após receber Abrysvo:

Muito comum (podem ocorrer com mais de 1 em 10 doses da vacina)

  • Dor no local da injeção;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular (mialgia) e dor nas articulações (artralgia).

 Comum (podem ocorrer com até 1 em 10 doses da vacina)

  • Vermelhidão e inchaço no local da injeção, febre, calafrios;
  • Secreção excessiva de líquido de muco nasal fino (rinorreia).

Incomum (podem ocorrer com até 1 em 100 doses da vacina)

  • Coceira no local da injeção (prurido), dor, mal-estar geral;
  • Inchaço dos linfonodos (linfadenopatia);
  • Reação alérgica, como erupção cutânea;
  • Sentir-se enjoado (náuseas), dor de estômago e vômito.

Se algum dos efeitos colaterais se agravar ou se você detectar quaisquer efeitos colaterais não mencionados neste texto de bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

Informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

R$ 1.890,00

Fora de estoque